terça-feira, 2 de fevereiro de 2016


Os Reis dos Vivos

Olá Jovens,

Continuando nossas postagens sobre o cenário de Classic Ages: Roma, abaixo segue um pouco sobre os Reis (Mortais) de Roma.

As lendas da fundação de Roma não foi a única, os próprios romanos dizem que as origens de da cidade é legendária.

Rômulo foi sucedido, segundo a tradição por seis reis, ou se havia sete, um deles governou com Rômulo por um curto período, os outros seriam os seguintes:

– 753 a. C. – 716 a. C. – Rômulo (fundador de Roma junto com o irmão Remo)
– 716 a. C. – 674 a. C. – Numa Pompilio
– 674 a. C. – 642 a. C. – Túlio Hostilio
– 642 a. C. – 617 a. C. – Anco Marcio
– 617 a. C. – 579 a. C. – Lúcio Tarquinio Prisco
– 579 a. C. – 535 a. C. – Servio Tulio
– 535 a. C. – 509 a. C. – Tarquinio, o Soberbo

No princípio a monarquia era uma instituição eletiva pelos paters dos gens romanos, e pelo povo, que conduzio o desenvolvimento da cidade durante os séculos VII e VI a.c. No entanto, aos poucos os etruscos começaram a dominar Roma, graças principalmente à chegada de artesãos e comerciantes. Os últimos três reis eram etruscos, ligados diretamente com o deus Júpiter por símbolos e se diziam de origem divina.

A cidade começou a adquirir traços dos assentamentos gregos e etruscos da Itália: Construíram os primeiros monumentos, templos, um fórum pavimentado e os romanos ganharam uma constituição e gestão legal.

A derrubada de Tarquino: o soberbo, último Rei Romano, aconteceu quando este estava fora de Roma. Dizem que uma rebelião do povo o derrubou depois que Sextus Targino, filho do Rei, havia violado a virgem Lucrécia, o que provocou a ira de seus parentes, que orientados por Brutus, queimaram a cidade, o que parece ter resultado em uma conspiração palaciana, que baseada no estupro - sefoi real mesmo - uma disculpa para a derrubada dos Tarquinos.

Mas a caída do Rei gerou uma resposta imediata. os Tarquinos chamaram eu seu auxílio Porsenna, Rei da cidade Etrusca de Clusium, que se apoderou de Roma e a utilizou como base para sua conquisata da Lazia, ingnorando os Tarquinos, que permaneciam no exílio. No entando os Latinos se aliaram com Aristodemo de Cumas, e conseguiram libertar a cidade do poder de Porsenna. Uma vez recuperada sua independência os romanos não elegeram um monarca, mas sim dois cônsules, elegidos pelo Concílio Centúrio. Apesar do governo continuar seguinto nos moldes monárquicos, aos poucos foi caminhando à magistratura e instituições republicanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário