terça-feira, 2 de fevereiro de 2016




História de Roma

A Fundação de Roma

Esta é a história de Romulo e Remo, cujo destino foi anunciado antes de nascerem. Um profeta contou que os filhos de Reia Silvia derrubariam um Rei Tirano e fundariam uma nova nação.

Amulio, Rei da cidade de Alba Longa, havia usurpado o trono de seu Irmão Numitor, Rei dos Latinos. Encarceirou sua Sobrinha Reia Silvia, e a condicionaou a servir como vestal; assim obrigava-a à castidade, impedindo-a de ter filhos que quisessem reconquistar o poder. Entretanto, seduzida por Marte, Reia Silvia deu à luz gêmeos, Rômulo e Remo.

O Rei ordenou que os jogassem no rio Tiber. Porém o capataz não foi capaz de jogá-los no rio, deixando-os para morrer em um bosque.

Os gêmeos não morreram, uma loba cujos filhotes haviam sido mortos a flechas por um caçador encontrou as crianças e os criou como se fossem seus filhotes.

Um dia um agricultou passeava pelo bosque e vio a loba amamentando os bebês. A loba permaneceu tranquila e serena quando o agricultor os pegou em seus braços e os levou embora. Ele os criou como sendo seus filhos e os chamou de Romulo e Remo. Eles cresceram fortes, eram mais que homens comuns e adquiriram fama muito cedo. O agricultor acabou por descobrir a origem Deídica dos garotos, e consequentemente sua origem.

Os irmãoes organizaram uma revolta contra o tirano Amúlio, que acabaram por matar, e sobre as Nove colinas de Lacio, decidiram fundar uma cidade.

Rômulo queria chamá-la Roma e edificá-la no Palatino, enquanto Remo desejava nomeá-la Remora e fundá-la sobre o Aventino. Como forma de decidir foi estabelecido que deveria-se indicar, através dos auspícios, quem seria escolhido para dar o nome à nova cidade e reinar depois da fundação. Tal gerou divergência entre os espectadores o que gerou uma acirrada discussão entre os irmãos que terminou com a morte de Remo.

Algumas lendas dizem que Rômulo enterrou seu irmão, e outras dizem que deixou seu corpo apodrecer e ser devorado pelos abutres que são sagrados a Marte, como uma advertência à sua fúria.

Contruir uma cidade nova não foi tarefa fácil, ela foi povoada por homens de vários lugares, quase sempre, os indesejados, criminosos, saqueadores e homens que foram expulsos de suas tribos. As tribos latinas respeitavam Rômulo e o temiam.

Após a rejeição de vários pedidos de cônjuges para seus vizinhos, Rômulo arquitetou um plano: Criação de Jogos Sagrados para Romanos e Convidados, os vizinhos Sabinos, que vieram com suas esposas e filhas. Os homens de Rômulo raptaram as mulheres Sabinas. À beira da guerra a violência terminou depois da aceitação dos Romanos a pagar pelas filhas Sabinas Raptadas.

Assim era Roma em seus primeiros dias: De dia era uma cidade aberto e vibrante, intenso.

As muralhas foram criadas nos anos seguintes, e demoraram muito até que finalizassem. Três tribos formavam o povo de Roma: Os Latinos, Sabinos e Etruscos, a maioria contruía suas casas de madeira e gesso. Não havia Romanos suficientes para estabelecer ordens ou classes sociais elevadas além de poucos de nascimento Nobre que caminhavam em igualdade com os pobres. O próprio Rômulo caminhava em meio ao povo, e participava ativamente da construção de sua cidade, porém emitiu vários Editais com ordens de morte para quem o ofendesse ou desafiasse.

Esta cidade recém nascida era um lugar difícil de se viver. Todos os espaços abertos eram usados para cultivo, ou usados pelos guerreiros para as vindouras guerras. As tribos vizinhas invejavam a crescente riqueza de Roma, e reuniam forças contra ela pelos séculos seguintes.

Não havia tempo para afetou ou lazer, os Romanos desprezavam essas coisas. As esposas cativas engravidavam de filhos ao qual não sentiam amor, os pais os ensinavam a confiar apenas em sí mesmos e nas artes da guerra.

Rômulo não tinha uma tumba, ou mausoléu. Conta uma história que enquanto ele estava no campo de Marte surgiu no céu uma neblina onde ele desapareceu da vista dos mortais. A outra versão dizem que alguns nobres se aproveitaram de tal neblina e se livraram do brutal monarca, onde teve seu corpo esfaqueado e cortado em pedaços, onde cada um dos nobres levaram uma parte escondido em seus casacos.

De qualquer forma o povo de Roma, após o seu desaparecimento adoraram-no como um deus, ao que chamaram-no de Quirino. Outros seis (ou mais) Reis o sucederam, alguns grandes e benevolentes e outros perversos e megalomaníacos. Ao passar do tempo a maldade dos Reis acabaram por obscurecer os Reis bons e gentis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário