terça-feira, 2 de fevereiro de 2016


Lendas dos Mortos

Olá Jovens,

Continuando nossas postagens sobre o cenário de Classic Ages: Roma, segue as lendas e histórias que circulam pelas noites de Roma.

Em Roma em suas noites iniciais, praticamente todos os membros eram conhecidos, e assim foram por vários séculos posterior a sua fundação.

Já nestas épocas de República, existem várias versões de muitas histórias e fatos que não são tão claros.

A história de Roma está profundamente ligada ao clã Ventrue, e suas transformações ao longo dos séculos. Apesar de alguns de seus membros em algum momento na história do mundo tenha ocupado alguma posição de liderança nos impérios Sumério, Babilônico, Persa, e até mesmo na Grécia, a maioria hoje ocupa posições menos destacadas e mais orientadas ao âmbito acadêmico e religioso: conselheiros, eruditos, sacerdotes, administradores, etc. Ao longo do tempo vários membros de menor estirpe do clã Ventrue vêm em uma progressiva metarmorfose, a medida que vão assumindo posições de liderança enre os não mortos, pouco a pouco se infiltrande nas diversas instituições da Cidade Eterna.

Para conhecer as orígens de Roma é necessário remeter-se a história dos membros da península Italica, algo, que como já foi mensionado, é conhecido pela escassez de informações.

Entre as diversas lendas vampiricas, se diz que os etruscos, um povo de origem desconhecida, foram levados a península Italica por uma aliança de 13 vampiros de diversos clãs. Entre estes treze se destaca a figura da lendária Tinia, que é adorada como deusa dos Céus pelos etruscos. Embora quase todas as fontes digam que ela seja oriunda da Etrúria, abraçada pelo fundador do clã Ventrue - o tocado pela divindade, outros relatod dizem que ela seja da azia menor, de onde havia viajado posteriormente ao povo etrusco. Tinia é uma lenda até mesmo entre os Ventrue, que as vezes dizem ser a verdadeira origem dos Deuses Zeus e Júpiter, Deus das Chuvas e dos Céus, outros dizem que ela provavelmente era uma sacerdotisa desta divindade, que finalmente recebeu o poder para se levantar e deixar sua posição de serviçal.

Tínia possuía duas crias: Uni sua esposa e Minerva considerada uma filha (Juno e Minerva), contituíam uma presença inseparável nos santuários. Não é suprpresa, que constituíram a influência mais poderosa entre os vampiros etruscos, embora naturalmente, não os únicos, mas os que possuíam mais influência.

Além dos Ventrue, haviam outros vampiros etruscos, entre eles os misteriosos e antigos Hukros, membros do clã gangel, que deixaram a península Italica a alguns séculos, partindo para viajar pelo mediterrâneo, antes mesmo da fundação de Roma, regressando em várias ocasiões nos séculos seguintes. Temos a enigmática Phil, uma vampira de geração desconhecida, que se assentou na didade de Vulci, procurando evitar a companhia dos demais vampiros, salvo de Tinia, que sempre saía para pedir seus conselhos, em uma estranha relação pessoal. Alguns membros sujerem que Phial era outra filha do fundador do Clã Ventrue, e por tanto irmã de sangue de Tinia, mentiras que outros afirmam que na verdade ela não seria um vampiro, e sim, um carniçal, que a lembrava de seus dias como mortal.

Os vampiros do clã Toreator afirmam que alguns de seus membros mais antigos haviam chegado na península Italica com os etruscos, pode ser uma teoria pouco provável, provavelmente influenciada pela aliança de Tinia e os vampiros estruscos e com cidades gregas do sul da península Italica.

Como os vampiros foram afetados com a fundação de Roma? No princípio, Tinia e seus aliados preferiam as cidades etruscas e os assentamentos menos civilizados Lazios e o centro da península. Após algum tempo, durante a fundação da cidade algo atraiu Tinia, alguns membros asseguram que muitos ouviram dos lábios de uma sibina que anunciava o futuro da cidade como o coração de um grande império. Em qualquer caso, o momento da sua chegada em Roma é impreciso e desconhecido. Os primeiros relatos dizem que Tinia com sua cria Collat visitaram roma décadas depois de sua fundação, já situada a monarquia no poder.

A identidade de Collar é tão desconhecida como a de seu pai, enquanto ninguém duvida de que Collat se tratava de um dos primeiros habitantes da Cidade de Roma, um de seus fundadores, sem dúvida Tinia foi atraída pelo prestígio e as promessas de Romulo e Remo, ou simplezmente era um nobre e promissor Romano. As escassas descrições de sua vida descrevem um homem maduro, forte, feito sob as forjas da guerra e do sangue. Segundo a lenda (que nesta época teria outro nome) não havia obtido uma parceira durante o rapto das sabinas, e a Deusa Tinia teria aparecido a ele e oferecido a imortalidade.

Outras lendas geralmente descartadas afirmam que Collat era nada menos que o próprio Remo, irmão de Rômulo, que havia sido mortalmente ferido por seu irmão, e estava agonizando para morrer nos campos que rodeavam a nova cidade. Tinia teria aparecido entre as sombras com uma promessa de imortalidade e poder que ele não poderia recusar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário