sexta-feira, 15 de janeiro de 2016



Mithras - Ventrue 5ª Geração

Olá Jovens,

Continuando nossas postagens sobre a campanha de Vampire: Classic Ages, mais um NPC.

Nome: Mithras
Clã: Ventrue
Geração:
Senhor: Veddartha


Mithras foi um soldado fenício em vida, formidável em batalha além de muito inteligente, suas características singulares chamaram a atenção ao seu criador, que por volta de 1200 a.c. o abraçou.

Hoje ele vive em Roma e cumpre os interesses de seu senhor na cidade imortal, a rivalidade entre seus senhores são conhecidas, porém ele é muito respeitado e pode-se dizer quase admirado por seu parente e senhor de Roma Collat, conta-se que durante algumas investidas de Gangrels gauleses Mithras salvou o Príncipe mais de uma vez.

Mithras é conhecido pelo seu forte temperamento e senso de justiça, muitas vezes ele é visto entre os plebeus da cidade, ou sendo aconselhado pelos oráculos e mestres Etruscos. Alguns nosferatus sussurram que ele diz ter uma missão divina, estas histórias se espalharam pelos soldados romanos e muitos realmente o cultuam como uma Deidade militar. Não se sabe a reação de TInia referente a esta informação já que ela despertou a pouco do torpor.

Mithras foi nomeado por Collat o Emissário oficial do Principado de Roma à cidades vizinhas e em tempos de guerra ele normalmente recebe o título de Ditador, que assim como entre os humanos ele atua como co-regente da cidade, aconselhando o Príncipe sobre os mais diversos assuntos.

Collat - Ventrue 5th



Collat - Ventrue 5ª Geração

Olá Jovens,

Continuando nossas postagens sobre a campanha de Vampire: Classic Ages, abaixo segue a descrição de mais um NPCs da campanha.

Nome: Collat
Clã: Ventrue
Geração:
Senhor: Tinia


Collat é cria da temida Tinia, ele foi criado em meados de 600 a.c. quando vivo era conhecido por suas campanhas militares bem sucedidas, que acabaram por consequência a levá-lo a ser abraçado.

Atualmente Collat foi intitulado pela sua Mentora com o título de primeiro "Principe" vampiro, iniciando assim uma hierarquia "necessária" para a ordem Cainita na crescente cidade de Roma.

Ele busca junto aos aliados do clã Ventrue a criação de uma entidade vampírica chamada Senado Eterno onde haveria um representante de cada clã em sua constituição agindo a favor da coexistência Cainita com os humanos, ou resolvendo problemas de super população em Roma e seus constantes conflitos por terras entre os membros.

Sua Regencia é conhecida pela aberta influência entre a sociedade mortal, já que muitos senadores e patrícios são seus decendentes.

As campanhas militares estão em constante avanço, e mostram ao mundo civilizado o grande poder que os Ventrue possuem entre os vivos e não-vivos.

Muitos nosferatu espreitam e murmuram uma futura guerra com Cartago, uma cidade que, como Roma, está em constante crescimento, tanto em territórios quanto filosoficamente. Uma cria de Collat foi enviada a alguns séculos à Cartago e fundar uma pequena extensão de sua influência, porém ele foi destruído pouco antes da ascensão dos Brujah ao controle quase que total à cidade, isto o perturbou profundamente e feriu seu orgulho.
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Tinia - Ventrue 4ª Geração

Olá Jovens,

Continuando nossas postagens sobre a campanha de Vampire: Classic Ages, abaixo segue a descrição dos NPCs da campanha, nosso primeiro personagem se chama Tinia, uma membro do clã Ventrue.

Nome: Tinia
Clã: Ventrue
Geração:
Senhor: Ventrue


Contam as lendas que há muito tempo Tinia controlava os etruscos e era adorada como a deusa etrusca do céu.
 

Ela foi um dos primeiros membros de seu clã a pisar no solo conhecido em noites modernas como "Itália", ajudou na fundação de Roma.
  
Nas noites atuais (400 a.c.), Tinia continua sua forte influência na sociedade mortal, seus planos de manter o Reino de Roma foram por água abaixo, atrapalhados pelo clã Toreador, que possui uma certa influência em algumas camadas da aristocracia em Roma.

Tinia vive com sua cria: Collat em uma residência opulenta da cidade imortal, repleta de criados e muito bem guarnecida, nela vive um dos mais influentes senadores de Roma, Cezarius. Ele é carniçal de Collat e um dos braços Ventrue no Senado Romano.

Tinia é conhecida por seu temperamento misterioso e frio, ela não costuma aparecer em público a algum tempo, quase todas as decisões são tomadas por sua cria (ou ela deseja que pareça assim), quando raramente sai para se alimentar de alguém que não faz parte de seu rebanho ela costuma visitar cidades adjacentes à Roma. Sua rivalidade com Mi-Ka-Il é conhecida, e já foi muito sangrenta, hoje porém com a crescente que a cidade de Cartago vive, eles quase trabalham juntos para se manter de olho na cidade rival.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016



A Sociedade Vampírica na Roma do Século V a.c.

Olá jovens,

Começa nossa série de Posts sobre nossa campanha de Vampire: Classic Ages, hoje falaremos um pouco sobre a sociedade da República Romana do século V a.c. Lembrando que no cenário de WoD original, existem poucas referências à esta época, sendo assim, a maioria do cenário será uma mescla de informações (vagas) do cenário oficial Word of Darkness + História (wikipédia) + Criações minhas...

 Mas primeiro vamos a um pouco de história:

Roma possui destaque na história do Clássica do Mundial das Trevas. Uma vez que foi a sede do Império Romano que se expandiu por grande parte da Europa, Oriente Médio e África do Norte, e mais tarde se tornou a sede da Igreja Católica Romana, que é hoje a capital da Itália.

 

Fundação do Estado Romano

Segundo a tradição romana, Roma foi fundada por Rômulo, o irmão gêmeo de Remus. A lenda conta que os irmãos foram nutridos na sua infância por uma loba.

A primeira sociedade vampírica em Roma foi fundada por Tinia, uma Matusalém etrusca. Como a maioria dos governantes subsequentes de Roma (e a maioria dos Príncipes Cainitas em geral), ela era membro do Clã Ventrue. Roma foi uma das primeiras cidades, se não foi a primeira, a crescer o suficiente e permitir que vários clãs se reunissem em um só lugar em números significativos, ou, pelo menos, pela primeira vez desde a queda da lendária Segunda Cidade. Esta foi a primeira oportunidade para os Nosferatu se reunirem em grupos maiores que alguns indivíduos formando suas ninhadas.

Sociedade

A sociedade romana, no século V a.C., era um conjunto de camponeses livres. Em geral cada família possuía sua casa, pais e filhos trabalhavam juntos no cultivo de cereais e, por vezes, também oliveiras e uvas. Poucas cabeças de gado eram criadas em terras comuns. Instrumentos agrícolas e roupas eram simples. A cidade fortificada, aonde os camponeses iam esporadicamente, era o centro do governo e da religião. Lá estavam os templos, as casas dos mais ricos, lojas de artífices e comerciantes, onde cereais, óleo e vinho podiam ser trocados por sal ou instrumentos agrícolas.

Estrutura

Os cidadãos eram organizados em patrícios e plebeus. Os escravos e estrangeiros (Peregrinus), tal como na Grécia Antiga, não faziam parte do Estado. Porém, diferente da Grécia, grande parte do poder do Estado era delegado a uma instituição chamada senado, que está sob forte influência do clã Ventrue e Toreador. A administração do Estado, a pouco tempo foi concedida aos plebeus a oportunidade de ascender na política da cidade.


As famílias mais ricas formavam as gentes (singular: gens, clã) submetidas a autoridade de um pater familias, que geralmente é controlado por um membro. Eles acreditavam descender de um ancestral comum, a partir do termo pater foi cunhado o termo patrício, nome da camada social dominante em Roma. Esta camada ostentava maior número de rebanhos, terras e escravos, da mesma forma que a maioria deles era legado o direito a exercer funções públicas, militares, religiosas, jurídicas e administrativas, esta parcela da sociedade humana é muito influenciada pelos clãs Ventrue e Toreador, além de alguns poucos que estão sob o controle dos Brujah, Salubri e Lasombra. Abaixo dos patrícios estavam os clientes, classe constituída por plebeus, escravos libertos, estrangeiros ou filhos ilegítimos que associavam-se aos patrícios prestando-lhes diversos serviços em troca de auxílio econômico e proteção social. Entre esta parcela da sociedade em sua maioria é composta pelo clã Nosferatu e minorias de outros clãs que estão de passagem ou a pouco instalados.
 

terça-feira, 22 de julho de 2014

Tipos de Jogadores de RPG
 Retirado do Site Rede RPG

Identifiquem os jogadores.
O meticuloso:
Esse tipo de jogador é aquele que toma nota sobre todas as palavras do mestre, para depois cobrá-las, ou usá-las durante o jogo. Se estão no labirinto, ele sabe o caminho de cor, se são policiais, atentam para cada detalhe da cena do crime.
- Cena Comum: O jogador não para de anotar, no verso da ficha do personagem, tudo aquilo que julga importante (o que vem a ser TUDO mesmo).
O perguntador:
Esse tipo de jogador é aquele que pergunta a mesma coisa, dezenas de vezes, para todos os NPCs que encontra no caminho, chegando a ser irritante (principalmente para o mestre).
- Cena Comum: Para todo NPC falante encontrado no jogo, surge a mesma pergunta: Você sabe como faço para chegar na grande árvore dos frutos vermelhos?
O bom-vivant:
É o jogador que não se preocupa com nada mais, a não ser a diversão do jogo. Não importa se possui o melhor, ou o pior personagem, quer, apenas, divertir-se jogando RPG.
- Cena Comum: Quando o grupo entra em discussões, sempre se oferece para resolvê-las e continuar, logo, o jogo.
O impulsivo:
O tipo de jogador mais amado pelo mestre de jogo, O Impulsivo é aquele que age sem pensar nas conseqüências para o grupo, ou para si mesmo; gosta mesmo é de ação.
- Cena Comum: O mestre narrava: Vocês encontraram uma poção de cor parda, cujo..., quando o Impulsivo interrompe: Eu bebi!
O indeciso:
Esse tipo de jogador é aquele que nunca sabe o que fazer, seja por ter medo das conseqüências do jogo, ou por estar, simplesmente, perdido demais para poder saber o que fazer.
- Cena Comum: Quando questionado sobre o que vai fazer na cena, o jogador responde simplesmente: Ai, ai, ai, o que faço agora?
O sentimental:
Esse tipo de personagem apega-se sempre ao lado sentimental de cada cena. Se alguém é atingido, preocupa-se com a dor, se um NPC o agrada, logo quer manter maiores relações.
- Cena Comum: O mestre narrava: Vocês caminhavam pela floresta e encontraram..., quando o sentimental interrompe: A vista era bonita?
O palhaço:
Essencial para deixar as partidas mais divertidas, o palhaço está no jogo, apenas, para divertir-se e mostrar-se para os demais jogadores. Possui muitas idéias sobre o que fazer, sendo que, estas, estão sempre buscando a risada como ponto final. Seria um excelente Malkaviano.
- Cena Comum: Durante o jogo, ele sempre atrai a atenção por brincar constantemente com as miniaturas.
O kamikase:
Esse tipo de jogador não possui amor por seu personagem e quer, tão somente, fazer, no RPG, as coisas mais impossíveis que vc pode imaginar, de preferência, aquilo que seria impossível na vida real.
- Cena Comum: Quando as coisas dão errado, ele diz: Vou entrar naquela caverna e acabar com o dragão! Quem vem comigo?
O medroso:
Extremo oposto do Kamikaze, este é o jogador que escolhe ser mago, simplesmente para ter uma desculpa para não se arriscar. Raramente voluntaria-se para qualquer ação mais perigosa, do que beber uma poção de cura.
- Cena Comum: Quando a coisa aperta, é sempre o primeiro a correr.
A namorada/pretendida do mestre:
Jogador imbatível, possui todas as concessões necessárias para o sucesso. Seu padrão de personalidade de jogo não importa muito, pois possui um aliado onipotente, que poderá salvá-la de todos os perigos.
- Cena Comum: O mestre mente a respeito do resultado de uma jogada de dados oculta, pois, afinal, sua vida não é só RPG!
O sabichão das regras:
O terror do mestre, esse jogador é, geralmente, um mestre aposentado, ou um jogador que já leu o livro do jogador e de regras pelo menos umas duas vezes. Dessa
forma, O sabichão das regras sente-se no direito de contestar o que ocorre no jogo e de citar regras que o mestre não está aplicando. Sem dúvidas, é o jogador que mais dificulta o andamento do jogo.
- Cena Comum: Discutindo com o mestre, fala: Mas de acordo com o Livro do Mestre, página 122, paragrafo 2, linha 19, você tinha de saber que o tipo de fibra de mithral é impossivel de se quebrar, se tiver antecedentes anões que a forjaram com a teia secreta de lolth, comprada dos drow e moldada com fogo magico dos magos vermelhos de Thay, como é o meu caso...
O perdido:
Facilmente encontrável entre jogadores iniciantes, o perdido é aquele que nada sabe sobre as regras e, até mesmo, sobre o que está acontecendo. (Perigo: Isso está ocorrendo até com jogadores que já jogam a +ou- 1 ano...)
- Cena Comum: Quando questionado sobre o que fará, responde: Quem? Eu?
O Novato Forever:
O Bobalhão que nunca quer saber nada sobre regras, não se interessa, faz papel de perdido (acima), sabe somente o necessario para continuar jogando, não sabe o sistema que joga e nem mesmo decora o nome de seu personagem.
- Cena Comum: O mestre dando "dicas" (respostas disfarçadas) para ver se desempaca e continua a aventura.
O Futuro Mestre:
Não para de fazer perguntas para o mestre, fica querendo comprar os livros do mestre (e compra!), anota varias coisas relacionadas a RPG mesmo na escola, pede ajuda do mestre sempre que ocorre alguma duvida... é sempre bom ter alguem interessado no que vc mais gosta (RPG!!), mas de vez em quando é vc quem sai prejudicado ou cansado...
- Cena Comum: O mestre chorando com a metade dos livros (pois a outra metade foi vendida e o dinheiro foi gasto sem perceber, pagando outras dividas, lan houses, taverna...).
O sortudo:
É aquele jogador que insiste em tirar sucessos decisivos nas batalhas mais importantes. Tratado como rei entre os outros jogadores, sua sorte geralmente irrita o mestre
de jogo.
- Cena Comum: O jogador é um humano e mata, sozinho, um vampiro, graças à sua sucessão de sucessos decisivos.
O Azarado:
É o que mais traz dor de cabeça para o mestre... normalmente é um novato que simplesmente não consegue tirar sucesso nas rolagens e bota culpa no mestre por ser o jogador em desvantagem.
- Cena Comum: Ah porque vc me deu uma espada e pra ele deu uma luva de fogo? (as vezes o objeto em comparação é muito pior do que o dele).
O engenheiro de personagens:
Esse é aquele jogador que passa horas debruçado sobre o livro de regras, criando seu personagem. Sabe, como poucos, como criar um personagem perfeito, e
facilmente o fará se o mestre não estiver atento à sua construção.
- Cena Comum: Colocando essa desvantagem aqui (Senso de Dever para com raposas selvagens)... poderei aumentar minha força.
Novato Experiente:
A alegria do mestre. Derrepente numa seção, vc chama alguns amigos (que nunca jogaram RPG) e mestra uma aventura. Derrepente um deles sabe o que são elfos, orcs, ents e muitas outras criaturas, tem senso de estratégia e varios surtos de ideias que o mestre (vc no caso) nunca esperaria... Além do mais, interpretam perfeitamente!! (Normalmente neste caso, o "Novato Experiente" já leu alguma obra de Tolkien e/ou gosta de jogos como Warcraft).
- Cena Comum: São falas e coisas totalmente inexperadas que "turbinam" o jogo... é algo... inexplicavel....
O puxa-saco:
Personalidade comum, não somente no mundo dos RPGs, o puxa-saco procura, a todo tempo, bajular o mestre para conseguir concessões e, quem sabe, ter o mesmo status da namorada/pretendida do mestre.
- Cena Comum: É sempre o primeiro a rir, seja qual for a piada contada pelo mestre.
O Malvado:
É aquele jogador que insiste em ser o melhor e provar isso ao mestre e aos outros jogadores. Para isso ele usa suas armas e aliados e bate nos proprios PCs dos outros jogadores, pois sabe que não há muitas regras para combater este tipo de ação. Costuma trazer grande dor de cabeça para o mestre...
- Cena Comum: O Mestre vive dando maior dificuldade na rolagem de dado (numa tentativa do Malvado bater num pc) para o Malvado e facilidade na rolagem das vitimas (os outros PCs)...
Os Lawful Good e os Chaotic Evil:
São aqueles que procuram o bem ou o mal absoluto de seus personagens, dependendo do caso. Sua moral (ou imoralidade) e código podem, muito bem, atrapalhá-lo durante o jogo; mas isso não importa, o que eles desejam é mostrar suas aspirações mais profundas.
- Cena Comum: Chaotic Evil: Mate! Mate!; Lawful Good: A paz é a solução!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

O Hobbit em quadrinhos

por Maxwindson Ferreira Carneiro

    Todo o RPGista que se prece já leu ou pelo menos, ouviu falar de J.R.R. Tolkien, o pai/criador de “O Senhor dos Anéis”, a triologia que deu vida a maior parte das estórias de fantasia medieval. Mestres experientes e novatos alguma vez de suas vidas já criaram aventuras baseadas em alguma parte dos aclamados livros. O que pouca gente sabe é que “O Senhor dos Anéis” é a continuação de “outro” livro.

    O Hobbit foi onde tudo começou (e reza a lenda que, o próprio Tolkien considerava a estória uma tremenda de uma porcaria), nele somos apresentados a Bilbo Baggins (ou Bolseiro se alguém preferir), Gandalf, Elrond, Saruman, entre outros que teriam uma participação futura e importante nos próximos livros. É no “Hobbit” que Bilbo encontra o Um Anel e Gollum. Como o sucesso da Triologia (que gerou três filmes) atualmente “O Hobbit” ganhou duas versões cinematográficas nas mãos do mesmo diretor (Peter Jackson).

    O que poucos sabem é que “O Hobbit” possui uma versão em quadrinhos/HQ, criada por Charles Dixon (adaptação) e David Wenzel (arte). A versão foi criada originalmente como uma homenagem, mas, acabou virando um novo meio de descobrir a Terra Média. A HQ possui apenas as partes mais importantes da trama (logo se você quer saber de tudo DEVE ler o livro), e é recomendado a todas as idades.

Vale a pena conferir.
Boa leitura.