terça-feira, 11 de março de 2014

Convenção de Nomes


Olá, Jovens Este post é um auxílio à criação de nomes dos personagens. É fato que os nomes dão um certo trabalho a alguns jogadores, principalmente quando temos que escolher um nome Garou como: Fúria-da-Mãe, ou Cães Trepando (Binho maldito! rsrsrrssr), ou Touro-Sentado, enfim estas linhas abaixo são uma compilação de textos do Guia do Jogador Garou e tabelas de nomes por Regiões (muito úteis para Narradores).

Convenções de Nomes

Desde tempos antigos, aqueles que se preocupam com esoterismo sabem que nomes possuem poderes. Ninguém compreende isso mais do que os Garou, que podem mudar seus nomes várias vezes durante suas vidas para reconhecer alterações em seu status ou filosofia ou para refletir feitos específicos que conquistaram. Naturalmente, alguns preferem manter seus nomes, mas suas tribos dão a eles algo honorífico. Outros abandonam completamente seus nomes antigos, deixando-os para trás com a Primeira Mudança. Apesar de cada tribo preferir seu próprio método para nomear seus membros, alguns nomes são populares na área geográfica e os lobisomens provavelmente, como qualquer outra pessoa, foi nomeado de acordo com o que era popular na região onde nasceu. Abaixo estão as convenções de nome das tribos Garou, seguidos por alguns nomes particularmente adequados para os Garou baseado no país ou região de origem.
Apesar de poder existir poucos lobisomens nativos em algumas regiões, os nomes dos países foram incluídos, para caso alguém deseje interpretar um personagem com um histórico cultural incomum (um Cria de Fenris coreano seria estranho, mas poderia realmente detonar no combate). Além disso, esses nomes podem sugerir variações que dariam ao personagem um nome realmente único (como pegando Ikerne, um nome basco feminino que significa “visita” e mudá-lo para um nome legal para um Filho de Gaia como Ikernea Mão-de-Sokhta).
Use esses “guias” como uma forma de iniciar a criação dos nomes únicos de seus personagens. Não ache que só porque um nome origina-se na Noruega você não possa usá-lo no seu lobisomem espanhol. Ao invés disso, faça com que isso sugira um histórico interessante que possa levar até uma boa oportunidade de interpretação. Alem do mais, não se limite e coloque um nome qualquer. Quanto mais evocativo, excitante, exótico ou esotérico for o nome do personagem, mais memorável e mais fácil de interpretar ele será.

Nomes de Proeza

Em algum momento ou outro durante suas vidas, a maioria dos lobisomens terá a chance de adotar um nome
de proeza. Que Garou pode resistir a palavras emocionantes ligadas ao seu nome, criando uma medalha de honra ou glória para todos ouvirem? Os Garou anseiam pelos nomes de proeza e respeitam aqueles que os reivindicam, pois eles não são dados levianamente, nem um Garou pode se dar essa honra. Reivindicar um
nome de proeza não merecido é equivalente à mentir, vangloriar-se de algo que não fez e tentar reivindicar um Posto do qual não se é merecedor, tudo ao mesmo tempo.
Para receber o direito de assumir um nome de proeza, o Garou deve conquistar algo fora do comum. Isso
deve ser testemunhado pelos outros e levado até a atenção daqueles na hierarquia de poder que conferem
Renome. Só então podem aqueles acima do Garou em questão decidir se ele é digno de seu nome de proeza. Caso for, eles o ajudarão a escolher um nome que caiba com a situação. Isso pode acontecer privadamente, com os anciões se dirigindo ao Garou através de seu novo nome, ou pode acontecer com uma grande cerimônia, e toda a seita assistindo. Atos de comportamento vergonhoso também podem causar nomes de proeza, claro; se um ancião nomeia seu personagem “Esconde-Sob-Carros” após uma demonstração nada valorosa, você provavelmente estará preso nesse nome até que faça algo realmente marcante para receber um novo nome.
Perceba que os Roedores de Ossos algumas vezes zombam dessa convenção e se dão títulos ridículos, apenas para perturbar os outros Garou. Naturalmente, um lobisomem que possui um nome de proeza impressionante deve cumprir com o que se espera dele ou terá seu nome alterado pelos seus companheiros de matilha, de seita ou por outros Garou. Um exemplo de um revés seria o de alguém que demonstrou tendências covardes ter seu nome de proeza mudado de Vence-a-Batalha para Chora-em-Combate.

Fúrias Negras

As Fúrias tendem a dar a suas filhas nomes de mulheres poderosas. Essas podem ser deusas, rainhas, famosas guerreiras, advogadas das mulheres, até mesmo poetisas ou atletas. Nomes como Kali ou Isis, Nefertiti, Scatha e Lucrecia evocam figuras religiosas e históricas, enquanto aqueles como Amélia (Earhart), Susan B. (Anthony), Harriet (Tubman) e Maya (Angelou) referem-se a mulheres de renome mais modernas.
Algumas escolhem se nomear baseadas em mulheres que admiram, como uma professora estimada, até mesmo não sendo famosas. Como as Fúrias se originaram na Grécia, nomes como Safo, Afrodite e Nike também são apropriados. As Fúrias normalmente assumem um novo nome ao serem aceitas pela tribo.

Roedores de Ossos

Os Roedores não estão acima de colocar um pouco de diversão em sua própria situação, reconhecendo que as outras tribos os veem como se ocupassem o fundo do poço. Ao deliberadamente abraçar nomes repugnantes ou cômicos, eles sutilmente zombam das pretensões das outras tribos. Os Roedores normalmente adotam nomes que enfatizam algum aspecto de sua personalidade ou aparência ou que conta uma história em que eles tiveram o papel principal. Não é estranho encontrar Roedores de Ossos chamados Batatas-com-Catchup (um demônio das batatas fritas) ou Botões-Preguiçosos (um Garou preguiçoso cuja fascinação por colecionar botões o coloca em perigo com certa constância).
Não é incomum ouvir falar de um nome como Carrinhos-Automáticos (um Garou famoso por motorizar e dirigir carrinhos de compras) ou Caminha-e-Não-Masca-Chiclete, cujo nome foi dado devido a sua tendência de não ser capaz de fazer duas tarefas ao mesmo tempo. Quando eles alcançam o status de ancião, a maioria dos Roedores de Ossos assumem um nome mais humano, tais como Mãe Hannah, ou Pai Nate, mas alguns mantêm seus nomes antigos e adicionam o título, como Pai Cospe-Sementes.

Filhos de Gaia

Os Filhos de Gaia mantêm seus nomes originais até passarem por uma visão sagrada. Apesar de persistirem
alguns rumores de que eles veem nada mais do que um sonho de um lugar onde se tem uma festa fabulosa, tal relativamente desimportante fato raramente dá ao Garou uma razão para adotar um novo nome. A maioria vê a visão como uma imagem que fala para eles sobre a Mãe, ou recebe uma dica do caminho que devem seguir.
Alguns hominídeos acrescentam esses a seus nomes recebidos ou assumem um primeiro nome diferente e colocam seu nome da visão. Assim, eles podem se chamar Luz-da-Manhã, Canção-da-Glória, Judith Filha-do- Carvalho ou Verdade. Os lupinos dos Filhos de Gaia geralmente mantêm esses nomes, tais como Perseguidor ou Corre-Levemente, mas também reconhecem um nome de matilha retirado de uma visão, tal como Destruição-da-Espiral ou Guardião-da-Floresta. Alguns Filhos de Gaia mudam seus nomes sempre que têm outra visão ou realizam um grande feito, o que pode deixar as coisas confusas para aqueles que não os conhecem bem.

Fianna

Os Fianna ganham seus nomes principalmente de duas fontes: culturas humanas e tradição Garou. Até mesmo nos dias mais territorialistas, os Fianna estavam espalhados pelas Ilhas Britânicas e na Europa Continental (principalmente na Gália). Nomes gaélicos, célticos, galeses, ingleses (antigos) e franceses (também antigos) são populares entre alguns Fianna, que muitas vezes honram seus ancestrais ao nomear seus filhotes; mas muitos Fianna preferem nomes mais comuns, como os usados por seus Parentes modernos (a maioria dos nãoestudiosos sequer reconheceria a diferença entre nomes gaélicos e celtas, fazendo disso um assunto discutível para muitos deles. Alguns nomes celtas incluem Donnelly, Aidan, Niall, Blair, Ena e Maeve).
Eles também apreciam nomes Garou tradicionais, como Corre-no-Luar e Destruidor-de-Crias-da-Wyrm. Geralmente um único Garou combinará os métodos, resultando em nomes como Cullan Persegue-a-Batalha.

Crias de Fenris 

Os Crias de Fenris escolhem nomes que remontam os feitos que eles executaram ou que falam sobre sua 66 Guia dos Jogadores dos Garou personalidade. Nomes ganhos em batalha como Punhosdo-Trovão, Estraçalhador-da-Wyrm e Garra-Sangrenta naturalmente carregam uma grande honra, mas Sábiodas-Runas, Orador-das-Pedras, Lontra-Ligeira e outros dificilmente são vergonhosos. Sua herança normalmente
sugere nomes noruegueses, suecos, germânicos ou dinamarqueses, como Andras, Ragna, Canute, Jurgi, Steinar, Erik e Vilhelmina. Alguns acrescentam títulos e se referem aos ancestrais caso tenham uma orgulhosa linhagem. Tais adições normalmente assumem a forma de “filho de” ou “garra da retidão”, apesar de que títulos como Vigia ou Mestre-de-Rituais não serem incomuns.
Os Crias de Fenris não usam os nomes universais de augúrio. Seus próprios nomes para os sinais da lua são: Rotagar para Ragabash, Forseti para Philodox, Godi para Theurge, Skald para Galliard e Modi para Ahroun. Até mesmo em assembleias formais, a maioria dos Crias de Fenris respondem a seus nomes hominídeos, adicionando-os com seus nomes Garou e um título, além de seu Augúrio. Ninguém já acusou os Crias por serem modestos. Tais nomes podem ser dados como Tor Cavaleiro-da-Tempestade, Dentes-de-Ferro, Filho de Tavi Destruidor-do-Inimigo, Filho de Jorgen Senhor-do-Caern, Garras-de-Aço, Modi dos Crias de Fenris.

Andarilhos do Asfalto

Os Andarilhos do Asfalto preferem manter nomes que são humanos, uma vez que eles vivem mais próximos
dos humanos do que a maioria dos Garou. Porém, mesmo ao fazer isso, seus nomes normalmente significam mais do que a superfície mostra. Nomes como Bob não são tão atraentes como Severin ou Amira. Nomes típicos de Andarilhos do Asfalto são Malachi, Sten, Kolina e Letã, cada um deles carrega um significado interior para os Garou. Apesar de que os Andarilhos do Asfalto talvez usem nomes que soem como humanos, eles nem sempre mantêm os nomes verdadeiros. A maioria não se importa de ser tão facilmente rastreado através de certidões de nascimento e outros métodos mundanos. Já a respeito dos nomes dentro das matilhas (e para implicar com os Garou mais tradicionais nas assembleias), alguns Andarilhos do Asfalto assumem nomes parcialmente sérios, relacionados com computadores e tecnologia, como Firewall, Dirige-o-Porsche ou Acessa-o-Sistema.

Garras Vermelhas

Os Garras Vermelhas às vezes adotam nomes humanos para quando precisarem assumir a forma hominídea. Ainda assim, esses Garou lupinos possuem nomes de verdade que são variantes dos uivos e pronunciáveis apenas em Lupino, Hispo ou Crinos. Uma vez que os lobos não usam nomes como tais, os Garras acham que o nome é puramente Garou, e seus nomes vêm diretamente da Alta Língua. Como quer que soe, cada nome de Garra Vermelha tem um significado, como Mancha-Preta ou Caçador-Poderoso, coisas sobre o
próprio Garou que os lobos possam perceber ou pensar a seu respeito ao identificá-lo. Os Garras também assumem nomes de proeza escolhidos para refletir algo que tenham conquistado, como Estraçalha-o-Maldito ou Uivador Espiritual.

Senhores das Sombras

Como seria de se esperar, as origens dos Senhor das Sombras nos Bálcãs e no Leste Europeu colorem seus
nomes. Nomes como Nadia, Anya, Bela, Mircea e Vasile refletem essa herança. Muitos Senhores das Sombras também assumem nomes relacionados aos elementos, como Ruge-Como-a-Tempestade ou Olhos-do-Raio. Outros preferem nomes que soem intimidadores como Esmagador-de-Crânios, Quebrador-de-Coluna, Esmigalhador-de-Ossos ou Dilacerador-da-Wyrm. Os nomes com a intenção de intimidar normalmente são na forma mostrada acima (um objeto e algo feito a ele, como Maldito e Destruidor, para Destruidor-de-Malditos) ao invés do estilo mais comum entre os Garou de ação-objeto, como em Esmaga-o- Crânio. Isso vem da forma como as línguas nativas formam suas sentenças. Assim, um típico Senhor das Sombras pode se chamar Vladu Esmagador-de-Inimigos ou Katya Garras-de-Granito.

Peregrinos Silenciosos

Muitos Peregrinos Silenciosos assumem nomes egípcios antigos, para demonstrar seu orgulho de sua herança. Muitos adotam o nome de um ancestral já falecido. Os Peregrinos de descendência egípcia ou do Oriente Médio mais modernos podem ter nomes como Firyal, Hadiya, Tarif, Zafir e Akil. Alguns preferem assumir o nome de governantes egípcios ou de antigos deuses, tais como Khafre, Bast, Djoser, Serqet, Sekhmet, Seti ou Kamose.
Muitos Peregrinos possuem também um nome secundário que descreve algo sobre eles, apesar de que raramente estar ligado a uma proeza. Com mais frequência, denota um traço físico, local de origem ou algum outro aspecto do indivíduo. Peregrinos Silenciosos podem se chamar como Naazir Percorre-a-Longa-Estrada, Sidq Canção-das-Montanhas, Sahira Conhece-as-Doresda-Mãe e Rasheed Possuidor-da-Bigorna.

Presas de Prata

Os Presas de Prata cuidam tão minuciosamente de seus acasalamentos, tanto lupinos e hominídeos, que eles
normalmente começam a vida com nobres nomes europeus e muçulmanos. Esses podem ser algo entre Edmund e Julia, de Hakim a Ravenna. Os Presas matam qualquer um que tenta introduzir novos genes, achando que isso é uma tentativa de macular sua linhagem sanguínea. Casamentos arranjados são completamente normais entre os Parentes dos Presas de Prata para manter suas linhagens mais intocadas possível.
Muitos filhotes Presas de Prata recebem nomes famosos do passado, como Suleiman, Hadrian ou Alexandre, Fátima e Shaharazad. Ao invés de assumir nomes da maneira comum, os Presas deliberadamente criam sobrenomes para eles mesmos que personificam graça ou nobreza, muitos dos quais soam como nomes humanos normais. Nomes como Jacob Morningkill, Lord Nathan Mothersgrace, Nicola Loba de Montserrat e Cania Windsor são exemplos disso.

Portadores da Luz Interior

Apesar dos Portadores da Luz Interior como uma tribo não se considerarem mais parte da Nação Garou, alguns indivíduos permaneceram parte dela. Qualquer que seja o lado que o Garou escolheu, os Portadores da Luz Interior escolhem seus nomes de acordo com uma tradição há muito honrada. Após completar seu Ritual de Passagem, os Portadores abandonam seus nomes originais. Escolhem dois novos nomes: um Honorífico para demonstrar respeito a um mentor e um que resulta de seus sentimentos internos. O ultimo normalmente são frases similares ao Haiku que os Portadores da Luz Interior chamam de Sussurros.
Os nomes Honoríficos podem ser quase qualquer nome ou derivados, dependendo de quem foi o mentor do Portador da Luz. Nomes como Soren, Antoinette, Chu, Kyogi e Jocelin servem quando esse era o nome do mentor, mas geralmente eles assumem um nome que demonstra alguma característica da personalidade do mentor, como Jovial ou Confiável (incluindo nomes que carregam esses significados, como Ixaca e Ameena). Muitos outros referem-se às ocorrências e objetos celestiais, como Céu-Brilhante, Meteoro ou Lua. Esses nomes também surgem de mentores que eram assim chamados. Dessa forma, os nomes dos mentores podem ser passados de geração para geração. O nome de Sussurro pode ser curto, como Lágrimas-da-Mãe ou Aguaceiro, ou maiores como Neve-Cai-Gentilmente, Batidas-da-Asada-Traça ou Contos-Tecidos-na-Língua-Verdadeira. Aurora Caminhante-da-Névoa e Jeremy-Sorri-com-Estrelas são dois exemplos dos nomes usados juntos.

Uktena

Os Uktena mais velhos são quase exclusivamente de sangue nativo americano e a maioria mantém os nomes
que receberam ao nascer. Tais nomes refletem sua herança, sendo retirado das tribos dos Parentes. Esses
podem ser nomes como Awinita, Honovi, Mapiya, Enli e Hiamovi. Os Uktena lupinos também favorecem nomes ameríndios. Os Uktena mais modernos olham além dos nativos americanos para produzirem sua prole, e qualquer grupo que é oprimido ou separado da sociedade principal pode dar seus nomes aos filhos Garou que nascem entre eles. Assim, alguns Uktena possuem nomes indianos, hispânicos ou africanos, como Ambika, Soma, Qimat ou Kavi, Corazon, Marina, Cirilo, Nuru ou Sefu.
Os Uktena normalmente substituem seus nomes de nascimento com um que descreva uma proeza ou evento
em suas vidas; alguns acrescentam esse nome no que já existe. Muitos passam por uma visão para encontrar o nome que lhes cabe. Nomes como esses geralmente demonstram o padrão clássico adotado por muitos Garou, como Persegue-a-Presa, Uiva-Para-o-Nascer-da-Lua, Prende-o-Maldito ou Traz-a-Chuva. Desconhecido pela maior parte dos Garou fora dos Uktena, cada um possui um nome secreto conhecido apenas por ele mesmo e por seus companheiros de matilha. Esses nomes tendem a ser curtos, ainda que falem a personalidade essencial ou uma característica em particular possuída por esse Garou, como Olho-Selvagem ou Coração-Livre. Se um Uktena conta seu nome secreto para outra pessoa fora desse grupo, ele deve ser, de fato, um amigo bastante confiável.

Wendigo

Os Wendigo escolhem seus Parentes quase que exclusivamente das tribos nativas americanas e seus nomes vêm das linguagens dessas tribos. Os nomes que os Wendigo usam na vida humana diária raramente são aqueles que eles usam dentro da sociedade Garou, apesar de que possam soar similares. Os nomes Wendigo podem utilizar um nome tribal humano, como Dowanhowee ou Gomda, ou podem “traduzi-los” (Voz-Cantante e Vento, respectivamente).
As traduções são os nomes mais reconhecidamente “indígenas” para a maioria das pessoas, humanas ou Garou. Nomes como Touro Sentado, Nuvem Vermelha, Cachorro Amarelo são nomes históricos de tribos que os Wendigo reivindicam como Parentes. Os nomes Garou modernos podem ser Cervo-Saltitante, Rio-Choroso, Nuvem Medicinal ou Pônei Pintado. Os Wendigo raramente ficam satisfeitos quando estrangeiros conhecem esses nomes tribais, preferindo serem reconhecidos por nomes de proeza como Destruidor-da-Wyrm, Canção-do-Trovão e Golpeador-de-Garras.

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